TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Decisões Judiciais

Justiça determina transferência urgente de paciente com infecção grave no coração para hospital especializado no RN

Publicado em: 10/04/2025, 13:00

Ler resumo

icone iaGerado por IA
A Fazenda Pública da
Comarca
de Santa Cruz , atendendo a pedido de tutela de urgência, determinou que, no prazo de 48 horas, o Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Santa Cruz transfiram um paciente diagnosticado com endocardite infecciosa para um hospital com suporte especializado na capital potiguar. A decisão é do juiz João Henrique Bressan e busca oferecer tratamento médico necessário ao paciente com infecção grave no coração, que necessita de cirurgia. 
No processo, o autor da ação afirmou que a unidade em que estava não possuía infraestrutura o suficiente para tratar sua condição. Ele ainda apresentou laudos médicos indicando que a falta de suporte poderia piorar seu quadro clínico, com risco de complicações graves como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (AVC). 
Ao analisar o caso à luz da
Constituição
Federal e do
Código
de Processo Civil, o juiz destacou a obrigação do Estado em garantir o direito à saúde. 
O magistrado também considerou que o risco de dano à saúde do paciente seria iminente caso o tratamento especializado não fosse fornecido de imediato, apontando que o direito à vida e à saúde é absoluto e deve ser protegido com urgência. 
“Ressalte-se que, até a demonstração em contrário, o paciente não têm condições financeiras para arcar com a própria internação na rede privada. O perigo de dano fica caracterizado na medida em que, tratando-se de direito à saúde, com a necessidade de enfrentamento da doença, a parte requerente não pode ser compelida a aguardar o longo trâmite processual a fim de ver sua pretensão atendida”, destacou João Henrique Bressan em sua decisão. 
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade