TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Decisões Judiciais

Rio do Fogo: Lei municipal sobre redefinição de cargos tem artigos inconstitucionais

Publicado em: 14/03/2025, 08:43

Ler resumo

icone iaGerado por IA
O Pleno do TJRN reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 38, parágrafos I, II, III, VI, VII, VIII e IX, e artigos 39 e 40, da
Lei Complementar
Municipal nº 175/2023, do município de Rio do Fogo, que criam cargos públicos sem a devida descrição de suas atribuições, em afronta ao artigo 26, incisos I e II, da
Constituição
Estadual.
Conforme a decisão, a jurisprudência consolidada na Corte potiguar, por meio da
Súmula
nº 20-TJRN, a qual estabelece ser inconstitucional a criação de cargos públicos sem a previsão de suas atribuições ou competências, que buscou uma redefinição da estrutura administrativa da Câmara Municipal, incluindo a criação, extinção e consolidação de cargos comissionados e efetivos.
Conforme o relator da ADI, desembargador Amaury Moura, a ausência de definição legal das atribuições dos cargos criados compromete os princípios da razoabilidade, legalidade e eficiência, além de gerar insegurança jurídica.
“Não se pode perder de vista que os atos do poder público só estarão em conformidade com a
Constituição
quando não violarem o sistema formal da produção desses atos, bem como quando não contrariarem os parâmetros materiais plasmados nas regras ou princípios constitucionais”, explica o relator.
O julgamento ainda ressaltou que o artigo 39 da
Lei
175/2023 é, em outras palavras, uma reestruturação de carreira feita sem considerar os princípios da razoabilidade e da legalidade, “pois constitui uma futura e eventual extinção de cargos, mediante uma (pseudo) substituição, sem, contudo, haver cotejamento direto entre tais cargos”.
(
Ação
Direta de Inconstitucionalidade Nº 0809773-67.2024.8.20.0000)
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade