TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Mulher

Comitê de Valorização Feminina lança livro com artigos escritos por mulheres do Poder Judiciário do RN

Publicado em: 06/03/2024, 15:41

Banner mulheres

Ler resumo

icone iaGerado por IA
Lançamento ressaltou trajetória da mulher no Judiciário, com diversos olhares marcantes da história feminina na instituição

Lançamento ressaltou trajetória da mulher no Judiciário, com diversos olhares marcantes da história feminina na instituição

O Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do RN lançou na manhã desta quarta-feira (6/3), durante sessão ordinária do Pleno, a primeira edição do livro “Elas no Judiciário - Histórias Além dos Autos”. Este é o segundo volume da coleção de livros digitais que conta a história das mulheres dentro do Poder Judiciário potiguar.
Conheça os livros da série em:
Presidido pela desembargadora Lourdes Azevêdo, o Feminina realizou o lançamento da obra, que conta com 13 artigos escritos por mulheres do Poder Judiciário potiguar, durante a parte administrativa da sessão do Pleno, com a presença das demais integrantes do dispositivo e algumas colaboradoras da publicação.
Livro fala de vivências, muito além da rotina processual - enfatiza a desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Feminina

Livro fala de vivências, muito além da rotina processual - enfatiza a desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Feminina

“Esse segundo volume tem histórias de servidoras e magistradas que realizaram depoimentos sobre suas vivências fora do trabalho, além dos autos, como diz o próprio nome”, explica a magistrada de segundo grau. Quando questionada a respeito de um artigo que a marcou no livro, ela mencionou o escrito pela servidora da comarca de Martins, Zurisadai Lídna Silva Guedes, a respeito da magistrada Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, falecida em 2022, lembrança permanente na memória daqueles que trabalharam com a profissional da Justiça.
A juíza Hadja Rayanne, organizadora da publicação, salienta que o Comitê Feminina vem trabalhando há um ano na coleta e edição desses artigos. “Esse é um livro que foi pensado como um espaço para que as mulheres do Poder Judiciário pudessem compartilhar ali os seus escritos, suas experiências, seus relatos, seus interesses. É um livro mais leve que o anterior, em que foi realizada pesquisa histórica extensa, bastante consistente. Nesse, nós trouxemos mais leveza, inclusive, temos crônicas, poesia e até relatos pessoais”, comenta.
A organizadora pontua que o livro, com apresentação da desembargadora Lourdes Azevêdo com prefácio de sua autoria, dedicado à Mônica Andrade, reforça este reconhecimento. “Essa magistrada passou pouco tempo no Poder Judiciário mas deixou uma marca de muita dedicação, de um profissionalismo memorável, e achamos que deveríamos fazer essa homenagem”.
A secretária-geral, Andréa Campos, que ingressou recentemente como membro do comitê, esteve no Pleno durante a solenidade. Disse considerar muito importante a iniciativa de que as mulheres tenham um espaço para contar suas histórias. “Porque a mulher, além da atividade profissional que tem, realiza muitas outras atividades, seja no lar, seja com a questão dos filhos, da casa. Então, esse livro vai retratar as dificuldades que nós temos enquanto mulher, desenvolver a nossa capacidade, nossas habilidades no trabalho, acumulando com as atividades que temos no nosso dia a dia”.
Juíza Hadja Rayanne ressalta que obra é espaço para compartilhar experiências de gerações de profissionais do TJRN

Juíza Hadja Rayanne ressalta que obra é espaço para compartilhar experiências de gerações de profissionais do TJRN

Agora desembargadora aposentada, Zeneide Bezerra esteve até setembro de 2023 como presidente do comitê, estando à frente na publicação do primeiro volume e na produção do segundo “Elas no Judiciário”. Ela também esteve presente para prestigiar o lançamento.
Histórias da vida
Maristela Cortez, servidora do Fórum Miguel Seabra Fagundes, colaborou com o livro ao enviar crônica sobre uma servidora com deficiência auditiva que utilizava a leitura labial para complementar a compreensão prejudicada pela sua falta de audição. Com criatividade e irreverência, a servidora publicou um livro durante a pandemia para manter-se ativa. No texto para a obra lançada nesta quarta, ela conta uma história que poderia se passar em um atendimento comum em todas as Unidades do Poder Judiciário norte-rio-grandense.
Servidora do Fórum Miguel Seabra, Maristela Cortez é uma das colaboradoras desta edição

Servidora do Fórum Miguel Seabra, Maristela Cortez é uma das colaboradoras desta edição

Contrastando com o tom cômico e fictício do artigo anterior, mostrando a amplitude de temáticas e linguagens utilizadas pelas autoras, a juíza aposentada Lindalva Medeiros conta de forma resumida sua trajetória, entre reflexões sobre como sua condição de mulher moldou as situações de sua vida.
Vindo de uma família pobre e numerosa, enfrentando os percalços e obstáculos tanto econômicos quanto de gênero, assumiu a magistratura em 1982 mas nem sempre conseguiu o respeito almejado, como conta em seu artigo, onde um homem se recusou a cumprir uma ordem judicial pois “nunca tinha obedecido ordens de mulher”.
Outra profissional da Justiça que conta sua história, de forma resumida, é a desembargadora  Zeneide Bezerra, que durante sua trajetória enquanto magistrada tentou aproximar a Justiça, por vezes fria e distante, da população.
Desembargadora aposentada Zeneide Bezerra, primeira presidente do Feminina, iniciou publicação de livros sobre as mulheres na Justiça estadual

Desembargadora aposentada Zeneide Bezerra, primeira presidente do Feminina, iniciou publicação de livros sobre as mulheres na Justiça estadual

Entre artigos científicos sobre questões de gênero no Poder Judiciário, homenagens e testemunhos de vida, “Elas no Judiciário - Além dos Autos” traz um pouco da multiplicidade de ser mulher, a partir delas mesmas.
A publicação está disponível para leitura no site do Tribunal de Justiça do RN de forma gratuita, em formato PDF.
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade