Sobre o apadrinhamento
O apadrinhamento é uma forma de se tornar padrinho ou madrinha de uma criança ou adolescente.
Sobre o apadrinhamento
O apadrinhamento tem como objetivo oferecer ajuda material, prestacional e afetiva às crianças e aos adolescentes que se encontram institucionalizados. Busca proporcionar a construção de ligações externas e uma melhor integração na sociedade, através do apoio afetivo e/ou material e/ou profissional da sociedade civil.
Para a concretização desses objetivos, a Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte criou o Projeto Padrinhos, através do Provimento 176/2018, para atender as crianças e os adolescentes oriundos das diversas cidades do estado, que permanecem nas instituições de acolhimento sem a alternativa de serem reintegrados em sua família de origem e sem perspectiva de colocação em famílias substitutas.
Tipos de apadrinhamento
Existem três modalidades de apadrinhamento.
Apadrinhamento afetivo
É aquele que, regularmente, visita a criança ou o adolescente, o qual pode levá-lo para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando, assim, a vivência social e afetiva por meio da convivência familiar.
Apadrinhamento profissional
É aquele que disponibiliza seu trabalho voluntariamente para atender às necessidades de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Exemplos: Médicos, Artistas, Psicólogos, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Professores, Cabeleireiros, Músicos, entre outros profissionais (pode ser pessoa natural ou pessoa jurídica).
Apadrinhamento provedor
É aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e/ou ao adolescente ou à instituição ou a família acolhedora, seja com a doação de material que supra a sua necessidade, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva e até mesmo contribuição mensal em dinheiro, material de limpeza, construção, etc.