TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Comitê da Saúde do RN
Sobre o Comitê da Saúde do RNComposição do ComitêAtividade desenvolvidas pelo Comitê da Saúde do RNNúcleo de Apoio Técnico do Poder JudiciárioJUDSAÚDEDocumentosÁrea Restrita

Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário

Conheça o NAT-JUS, o seu funcionamento e atribuições.

O NAT-JUS é responsável pela elaboração de documentos técnicos e especializados na área da saúde, com o fim de auxiliar magistrados na formação de um juízo de valor, por ocasião da apreciação de questões clínicas apresentadas nas ações judiciais, envolvendo a assistência à saúde pública, conforme a Recomendação nº 238/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Aqui no Estado o NAT-JUS, antiga Câmara Técnica, foi fruto do Termo de Cooperação Técnica n.º 08/2014, firmado em 9 de dezembro de 2014, entre o TJRN, o Governo do Estado, o Município de Natal e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). As regras para funcionamento do NAT-JUS constam na Portaria Nº 1.214/2016-TJ, de 21 de setembro de 2016.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte normatizou a formação e o funcionamento do NAT-JUS voltada para auxiliar a instrução e o julgamento de demandas relacionadas com a saúde.
A Portaria define que o NAT-JUS será formada por médicos e farmacêuticos do quadro de servidores efetivos dos órgãos e entes cooperadores, indicados pelos respectivos representantes legais, os quais terão um mandato de quatro anos, prorrogável por igual período.
Segundo o dispositivo, os profissionais integrantes do NAT-JUS prestarão o compromisso legal de desenvolver suas atividades de forma neutra e imparcial, visando apenas auxiliar a solução das demandas de saúde com o fornecimento de dados técnicos, cujos documentos produzidos consistirão na elaboração de informações que vão, desde respostas técnicas rápidas, até Notas Técnicas abrangendo casos específicos e complexos que demandem revisão bibliográfica, análise do cenário, informações sobre o custo unitário e a recomendação sobre riscos e benefícios da liberação ou não de tecnologia fora do protocolo SUS.
O NAT-JUS recebeu a adesão da Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Norte, através do Termo Aditivo n.º 01/2015 ao Acordo de Cooperação Técnica 08/2014, no dia 19/06/2015, durante a realização da 1ª Oficina de Direito da Saúde, no auditório do Complexo Judiciário, em Potilândia. A Justiça Federal vem se agregar e usufruir do serviço oferecido pelo NAT-JUS, que oferece subsídio técnico para decisões judiciais na área da Saúde, os pareceres podem ser consultados através do Judsaúde.
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade