TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Notícias

TJRN participa do XII Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe

Publicado em: 20/09/2024, 16:00

Ler resumo

icone iaGerado por IA
TJRN participa do  XII Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe

TJRN participa do XII Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe

O Tribunal de Justiça do RN participou, nos dias 12 e 13 de setembro, do XII Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe. O evento contou com a presença de representantes dos Tribunais Estaduais, Tribunais Regionais Federais (TRFs), Conselho Superior da
Justiça do Trabalho
(CSJT) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participaram do evento, representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da
Justiça do Trabalho
(CSJT), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e de diversos Tribunais de Justiça Estaduais do país.
Rerepresentaram o TJRN no encontro, o juiz auxiliar da Presidência, Diego Cabral, que também é o presidente do Comitê Gestor do PJe da Justiça dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios; o diretor do Departamento do PJe (DPJe), Fabiano Silva; e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Suporte (DIS), Gilvan Galvão.
Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas novas funcionalidades, aplicações e melhorias para o PJe, como por exemplo o painel “Evolução da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-BR), que tratou sobre o andamento dos projetos Portal de Serviços, Módulo de Gabinete do Juízo Módulo da Sessão de Julgamento e Banco Nacional de Precedentes, do Conselho Nacional de Justiça.
O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Diego Cabral, é o presidente do Comitê Gestor do PJe da Justiça dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios

O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Diego Cabral, é o presidente do Comitê Gestor do PJe da Justiça dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios

O juiz Diego Cabral fez a mediação do painel, que contou com a participação dos juízes auxiliares da presidência do CNJ Adriano de Araújo Silva e João Thiago de França Guerra. “A ideia do Encontro é aproximar os tribunais que fazem parte do comitê gestor, e outros tribunais que não são necessariamente do comitê, mas que são também usuários do PJe para aproximá-los, dialogar e discutir sobre o PJe e soluções tecnológicas que podem aprimorar a experiência e o desempenho dessa ferramenta, que é tão importante para o Poder Judiciário”, disse o juiz Diego Cabral.
Também foram demonstradas ferramentas e funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial para o PJe, que utilizam a inovadora técnica que possibilita desde a identificação de classes e assuntos a partir da leitura da petição inicial a detecção de possíveis casos de demandas repetitivas e recomendar o sobrestamento ou tese firmada no PJE para processo aderente a precedentes qualificados.
Ainda foram tema do encontro as discussões sobre a migração da infraestrutura de TIC das instituições para o ambiente de nuvem (Cloud computing), que representa um grande passo na busca de um maior nível de disponibilidade e performance do PJe.
Segundo Gilvan Galvão, "além da rica experiência de discutir presencialmente com diversos Tribunais do país as questões mais relevantes sobre o PJe, também trouxemos as recentes evoluções e melhorias sobre Governança de TIC, Inteligência Artificial e automação voltadas ao processo eletrônico. Também é uma oportunidade para que os tribunais e o próprio CNJ possam compartilhar a visão de estrutura do sistema, o que está no horizonte de evolução do PJe".
*Com informações e imagens do TJDF
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade