TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Memória da Justiça

MEMÓRIA DA JUSTIÇA: Poder Judiciário potiguar realiza diversas ações para preservar a história da instituição

Publicado em: 07/05/2024, 08:47

Organização de documentos, de exposições, de mostras iconográficas, escrita de textos acadêmicos sobre a história do Tribunal de Justiça e a realização de visitas guiadas estão entre as principais ações do Poder Judiciário norte-rio-grandense, para a preservação de sua memória, empreendidas nos últimos 12 meses. Essas atividades foram realizadas pelo Núcleo Permanente de Avaliação e Gestão Documental, Memória, Informações e Dados Públicos (NUGEDID) do TJRN. Representam uma forma de divulgar a história da instituição para a sociedade e se aproximar, cada vez mais, do jurisdicionado. Além de contribuir para a memória do Poder Judiciário, que em 10 de maio é celebrada. O avanço na preservação do acervo ajuda na construção de um verdadeiro patrimônio cultural.
Memorial da Justiça Potiguar Desembargador Vicente de Lemos foi reinaugurado em maio de 2023

Memorial da Justiça Potiguar Desembargador Vicente de Lemos foi reinaugurado em maio de 2023

Criado em 2018, o NUGEDID vem implementando políticas de gestão documental e da memória, e o espaço principal para a efetivação dessas políticas é o Memorial da Justiça Potiguar Desembargador Vicente de Lemos, local destinado à conservação de documentos de cunho histórico, sendo o primeiro lugar que a sociedade tem acesso quando se trata da memória institucional de um dos três poderes republicanos, no Rio Grande do Norte. No lprédio acontecem, por exemplo, visitas guiadas de escolas, onde o cidadão vai encontrar exposta boa parte da história do Tribunal de Justiça.
Historiador do Núcleo Permanente de Avaliação e Gestão Documental, Memória, Informações e Dados Públicos (NUGEDID) e do Memorial Vicente de Lemos, Halyson Oliveira destaca que ter uma data comemorativa alusiva à importância de preservar a memória histórica do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, como um todo, se torna relevante para que a sociedade e a Justiça reflitam sobre a sua história, registrada em terras potiguares.
Ações realizadas nos últimos doze meses
Arquivo Judicial Servidor Marcial Breno Alves de Araújo

Arquivo Judicial Servidor Marcial Breno Alves de Araújo

Quanto à Gestão Documental, nos últimos 12 meses, foram feitas ações para promover a organização dos acervos na central de destinação para seleção de documentos permanentes (de cunho histórico) e documentos judiciais para eliminação antecipada (conforme Resolução 36, de 16 de Outubro de 2023). Para isso, houve a publicação de editais de eliminação. Também houve a organização do acervo de livros e registros de sentenças das varas cíveis, tidos tecnicamente como documentos de guarda permanente.
Quanto ao quesito Gestão da Memória, uma ação importante para disseminar a história do Poder Judiciário norte-rio-grandense foi a reabertura do Memorial da Justiça, em 10 de maio de 2023, e a estruturação da página “Gestão documental e da memória do PJRN” no site do TJRN, disponível no endereço: www.tjrn.jus.br/memoria
A publicação do capítulo “Uma história em construção: gestão documental e gestão da memória do TJRN –
Comarca
de Natal (2018-2023)” no livro "Histórias do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte" é outra realização importante. A publicação foi organizada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), lançada em 2023, com capítulos sobre a história de diversas comarcas do estado.
O NUGEDID também promoveu a exposição “O protagonismo feminino na Justiça potiguar: ontem e hoje”, que apresenta a trajetória histórica da inserção feminina no Poder Judiciário nacional e local, com enfoque no pioneirismo de magistradas e desembargadoras nos diferentes segmentos do Poder Judiciário potiguar. Os espaços que receberam a exposição foram a sede do TJRN, o Fórum Miguel Seabra Fagundes e a ESMARN.
Exposição “O protagonismo feminino na Justiça potiguar: ontem e hoje”

Exposição “O protagonismo feminino na Justiça potiguar: ontem e hoje”

A história da Justiça potiguar também tem sido disseminada através de visitas mediadas ao Memorial com servidores e colaboradores do Fórum Fazendário Juiz Djanirito de Souza Moura e Fórum dos Juizados Especiais – Professor Jalles Costa, além de visitas mediadas ao Memorial de estudantes da educação básica, ou seja, de escolas públicas estaduais.
Outra medida adotada para se resguardar a memória da Justiça potiguar foi a catalogação de documentos de guarda permanente e o projeto de montagem da Reserva Técnica do Memorial da Justiça. Além disso, houve a colaboração e consultoria no projeto de comemoração dos 35 anos da ESMARN, com a realização de pesquisa histórica para exposição e lançamento de uma obra comemorativa da efeméride e o lançamento do Programa “Gente de Memória” em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secoms).

Programa Gente de Memória

SÉRIE MEMÓRIA DA JUSTIÇA
*Texto Adelmário Costa / Fotos: Tasso Pinheiro (Secoms TJRN)
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade