TJRN.jus.br
TJRN

.jus.br

logo Premio de qualidade CNJ
Inclusão e Acessibilidade no Portal do TJRN
Recursos de acessibilidadeIniciativas de Linguagem simples

Recursos de acessibilidade

O Tribunal de Justiça do RN busca, constantemente, tornar o seu portal na internet cada vez mais acessível a todos os cidadãos.

NESTA PÁGINA


Sobre os recursos

Sobre os recursos

Projetado para ser utilizado pelo maior número de pessoas possível, o portal do TJRN foi desenvolvido de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (Web Content Accessibility Guidelines - WCAG) - atendendo parcialmente os padrões -, e levando em consideração o estabelecido pelos decretos 5.296/2004 e 6.949/2009 e Lei Federal 10.098/2000.
A seguir, confira alguns recursos e ferramentas de acessibilidade implementados no portal do TJRN (tjrn.jus.br).
Conteúdo não textual - O TJRN implementou e tem utilizado, paulatinamente, a funcionalidade de descrição alternativa em texto (como legendas) para identificar os conteúdos das imagens relevantes inseridas no portal.
Contraste textual e não textual - Os textos presentes no portal do TJRN atendem à relação de contraste exigida em diferentes proporções entre primeiro e segundo plano. Além disso, os componentes de interface (como os botões) também atentam a relação de contraste.
Redimensionamento de texto - Os textos do portal do TJRN podem ser redimensionados sem tecnologia assistiva em até 200% sem perda de conteúdo ou funcionalidade (os textos mantêm a leitura e legibilidade).
Legendas (pré-gravado) - Os conteúdos gravados do TJRN referentes às sessões de julgamento (Pleno e Câmaras) e aos programas de TV (Justiça e Você, TJRN Notícias) possuem legendas.
Arquitetura da Informação  - Os conteúdos do portal do TJRN estão organizados de modo que faça sentido tanto para o usuário que vê, como para quem ouve. O layout simplificado permite o acesso mais fluido e rápido.
Acessível por teclado - Todas as funcionalidades do portal do TJRN são compatíveis com a navegação através do teclado.
Leitores de tela - O portal está apto para ser acessado com a assistência de diferentes leitores de tela, dentre os quais NVDA, VoiceOver e JAWS.

Língua Brasileira de Sinais

O Portal do TJRN conta com a suíte VLibras,  uma ferramenta gratuita e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-os mais acessíveis para as pessoas surdas.
Todas as Sessões de Julgamento do TJRN também contam com tradução e interpretação em Libras. As Sessões, que também são veiculadas no YouTube, contam com legendas automáticas disponíveis pela plataforma.
VLibras implementado no portal do TJRN.

VLibras implementado no portal do TJRN.

Ferramenta para ajustes de acessibilidade

O TJRN desenvolveu e implementou em seu site um módulo de acessibilidade que fica fixo na tela através do qual o usuário pode realizar ajustes de acessibilidade conforme sua necessidade. As opções de ajustes disponíveis são: Libras, tamanho do texto, ajuste de cor e tela, guia de leitura, fonte adaptada para dislexia.
Módulo de acessibilidade criado para o portal do TJRN.

Módulo de acessibilidade criado para o portal do TJRN.

Leitor de texto nas notícias 

Ferramenta funciona como um assistente que lê o texto de uma notícia em voz alta e auxilia pessoas com baixa acuidade visual. O usuário pode controlar tanto o volume como a velocidade da leitura.

Como testamos este site

Foram utilizadas as seguintes ferramentas automáticas para avaliar a acessibilidade do portal do TJRN:

O que estamos fazendo para melhorar a acessibilidade

O Tribunal de Justiça do RN, considerando a Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça e outras normas, realiza auditorias no seu portal com o objetivo de avaliar a aplicação da Política de Acessibilidade Digital do Poder Judiciário.
Clique aqui para avaliar o conteúdo desta página e ou relatar algum erro

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

acessibilidade