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Mediação online

Ferramenta digital gratuita de interlocução direta entre consumidores e empresas para fins de solução de conflitos.

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Serviço de mediação

Serviço de mediação

A ferramenta consumidor.gov.br foi criada pelo Governo Federal para facilitar a interatividade entre consumidores e empresas na resolução de conflitos de consumo. 

O consumidor pode se comunicar diretamente com a empresa, basta verificar se a empresa contra a qual ele queira reclamar está cadastrada na plataforma.

Depois que o consumidor registrar uma reclamação, a empresa deve receber, analisar e responder as reclamações em até dez dias. Depois disso, o consumidor tem até vinte dias para comentar e avaliar a resposta da empresa.

O consumidor deve informar se a sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida.

Como acessar

Para utilizar a ferramenta basta acessar a página consumidor.gov.br e fazer o login utilizando a conta do governo digital (gov.br).

É necessário ter uma conta no gov.br nível prata ou ouro para registrar e acompanhar as reclamações no consumidor.gov.br

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