Esmarn: seguidores do Instagram selecionam as 12 fotos do Calendário 2021 da Escola

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva (Esmarn), tem a satisfação de divulgar os finalistas do Projeto de Seleção Fotográfica do calendário 2021, com o tema “O RN que todo mundo quer ver”. Ao todo, foram inscritas 35 fotografias, contemplando paisagens e pontos turísticos do nosso Estado, das quais 12 foram selecionadas, seguindo o critério das mais curtidas pelo público em geral, no perfil oficial da Esmarn no Instagram.

A foto intitulada “Solar Bela Vista, construído na primeira década do século XX, Natal/RN”, de autoria do servidor Luiz Mariz, secretário de Administração do TJRN, ganhou o primeiro lugar em curtidas. Para o autor, participar de uma projeto de fotografia em um momento de confinamento social pelo qual passa todo o mundo foi estimulante e desafiador. “A seleção oportunizou despertar, ainda mais, o gosto pela arte da fotografia, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia”. Mariz acrescenta que “fotografar é procurar exteriorizar e ressaltar, em um clique, a vida e a história que transbordam ao nosso redor e que muitas vezes não damos importância ou, simplesmente, as ignoramos”.

O juiz Cleanto Pantaleão, coordenador administrativo da Esmarn, destaca o interesse e engajamento não apenas daqueles que enviaram suas fotos, mas também de todos que registraram suas curtidas “Não se trata de concurso, o que permite que a escolha seja de maneira democrática e inclusiva. A iniciativa possibilitou aos participantes materializarem, através da arte, o amor por nossa terra, reproduzindo imagens, que sem dúvida alguma, nos farão acreditar que há um sentido em tudo o que fazemos e que devemos agradecer, todos os dias, por toda a beleza que há no mundo”.

Em seu terceiro ano consecutivo, o projeto busca revelar talentos na arte da fotografia, entre magistrados, servidores, estagiários e residentes do Poder Judiciário Estadual, usando como meio de publicação a rede social Instagram “A ideia de realizar um projeto de seleção fotográfica para o calendário da Esmarn surgiu com intuito de descobrir e divulgar talentos amadores e profissionais, na arte da fotografia, dentro do Poder Judiciário Estadual. Em tempos de comunicação digital, o uso da rede social Instagram foi priorizado por ser uma mídia que comporta bem a informação visual, conecta pessoas e amplia a interação. Envolver os seguidores tornou a seleção mais rica, participativa, ampliando as conexões da Escola. Muitas pessoas, que não fazem parte do Poder judiciário, interagiram, repostaram imagens e sugeriram ideias. Isso mostra o quanto as manifestações artísticas como fotografias, desenhos, ilustrações, pinturas, música, escrita entre outras aproximam pessoas, são formas ricas e criativas de expressar, comunicar, produzir informação, conhecimento e registrar história”, explica a servidora, jornalista e publicitária Patricia Ferreira, idealizadora do projeto.

As fotos irão compor o calendário 2021 da Escola da Magistratura em formato impresso, e ainda fazer parte de um acervo digital. De acordo com Cristina Leandro, coordenadora executiva da Escola, o projeto vem crescendo e conquistando um grande número de pessoas interessadas, “Este ano, mesmo com a pandemia, tivemos a grata surpresa de ver servidores e magistrados engajados ao encaminhar fotos que eles sentiam saudade de ver, são imagens belíssimas”. Cristina acrescenta que o sucesso do projeto motiva a ideia de ampliar e desenvolver novas ações, cursos e programas com esse viés.

A atual gestão tem enfrentado desafios impostos pelo novo normal, ao criar e implementar projetos inovadores na área da formação e aperfeiçoamento, a exemplo dos cursos remotos, das palestras virtuais, da biblioteca virtual entre outros. Para o diretor da Esmarn, o desembargador Saraiva Sobrinho,  a Escola é a casa do saber, onde se cria e aprimora o conhecimento. “A Escola não parou, buscou alternativas para dar continuidade à formação dos juízes e servidores, ao se adequar a nova realidade. Promover o incentivo à cultura, através de ações que despertem valores e habilidades outras, é mais um caminho fértil para produção do conhecimento".

Confira a relação das fotos e seus autores:

1. Solar Bela Vista - Luiz Mariz - Secretário de Administração do TJRN
2.Alvorecer é sempre fé  Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro -  Madson Vinícius Figueiredo, auxiliar de secretaria
3.Clique Inédito Tibau do Sul - Flávia Liz Lamy, auxiliar judiciário
4.Amanhecer às margens da Barragem de Pau dos Ferros - Edmilson Dias Araújo, assistente administrativo
5. Pôr do sol Castelo Di Bivar, Carnaúba dos Dantas - Cláudia Dantas de Carvalho, auxiliar técnico
6. Peregrinos de Sant'ana, Arco do Triunfo Caicó - Adi Costa de Azevedo Silva, servidora da comarca de Caicó - RN
7. Fim de tarde no Rio Potengi Natal/RN - Maria do Socorro Sotero da Silva, técnico judiciário Cejusc - Natal
8. Exuberante Pôr do sol em São Miguel do Gostoso - Cristiane Nascimento Alves, Fórum Miguel Seabra
9. Anoitecendo na bela Barra de Cunhaú - Cácio Custódio da Silva, Oficial de Justiça
10. Paz e Harmonia na Praia de Camurupim/RN - Dellano de Carvalho Andrade, técnico judiciário
11. Reflexo das águas no Canyon dos Apertados - Aristóbulo Alves Maciel de Lima, técnico judiciário comarca Currais Novos - RN
12. Pôr do Sol de Carnaubinha - Diogo Cunha, chefe de sessão, Secretaria judiciário TJRN

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200