Cejusc Saúde retoma audiências de conciliação em ambiente virtual a partir de segunda-feira (3)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos paras as Demandas de Saúde (Cejusc Saúde) retorna suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto, de modo online, com audiências que envolvem saúde pública e suplementar. A informação é da juíza Valéria Lacerda, coordenadora do Comitê Estadual das Demandas da Saúde do Rio Grande do Norte, que explicou que a pauta de audiências marcadas acontecerá a partir do dia 17 de agosto.

De acordo com a coordenadora, esse período para o início das audiências de conciliação se justifica diante do tempo que se leva para intimar todas as partes. Quando reiniciadas, agora de forma online, as audiências de conciliações em matérias de saúde acontecerão da seguinte maneira: às segundas-feiras e quintas-feiras, processos que envolvam a saúde suplementar (planos de saúde); e às terças-feiras e quartas-feiras, processos que envolvam a saúde pública.

Valéria Lacerda detalhou também que às terças-feiras serão tentadas conciliações em processos em que apresentam pedidos de medicações e às quartas-feiras serão tentadas conciliações em processos com pedidos de procedimentos. As audiências vão ocorrer pela manhã, das 8h30 às 12h, com quatro audiências realizadas por cada um dos dois conciliadores do Cejusc Saúde. Assim, serão oito audiências por dia, de segunda a quinta-feira.

A coordenadora garantiu que toda a equipe está pronta para dar início a esta nova etapa, visto que os seus conciliadores passaram por um treinamento específico para essa nova realidade de trabalho. “Estamos muito felizes de retornar, mesmo que de forma virtual, e as nossas expectativas são as melhores possíveis. Queremos atender a todos com a mesma qualidade, o mesmo empenho e a mesma efetividade com que nós atendíamos na modalidade presencial”, externou.

A juíza aponta que já existe pauta até o mês de outubro. “A perspectiva com a saúde suplementar está em alta. Estamos bem animados com a saúde suplementar”, afirmou. Segundo a coordenadora, os juízes das Varas Cíveis estão encaminhando os processos da saúde suplementar para o Cejusc Saúde. Um dos motivos da boa expectativa com o trabalho a ser desenvolvido por esta área da Justiça Estadual é a disposição das empresas de planos de saúde para conciliar suas demandas judiciais.

“O Plano de Saúde da Unimed Natal já manifestou desejo de fazer várias conciliações e a estimativa do Cejusc Saúde é da realização de muitos acordos nessa nova fase do Centro”, observa Valéria Lacerda em relação às conciliações a serem efetivadas nesta nova fase do serviço oferecido pelo Poder Judiciário, por meio do Cejusc Saúde.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200